Especial Diablo: Mitologia e História pré-jogo

Reaper of Souls, a primeira expansão de Diablo 3, será lançado amanhã, 25 de março. Para comemorar, nós montamos um especial de postagens resumindo a história da série. Então vista sua armadura e venha conosco proteger Santuário!

***

Desde o início dos tempos o Paraíso Celestial e o Inferno Ardente lutam entre si pelo domínio absoluto da criação. Cansados dessa infindável guerra (Grande Conflito), anjos e demônios rebeldes utilizaram a Pedra do Mundo e criaram Santuário, um mundo escondido aos olhos do Paraíso e do Inferno; um mundo de paz. Das uniões entre anjos e demônios surgiu a humanidade, uma raça que tinha o poder de escolher entre luz e trevas.

Inarius e Lilith lideraram anjos e demônios rebeldes na criação de Santuário.

Inarius e Lilith lideraram anjos e demônios rebeldes na criação de Santuário.

O Inferno era governado por três irmãos, as mais antigas e poderosas criações das trevas: Diablo, Senhor do Terror, Mephisto, Senhor do Ódio e Baal, Senhor da Destruição. Como estratégia de guerra, os três decidiram corromper os humanos e usá-los contra as forças do Céu, mas essa mudança de pensamento fez com que muitas entidades menores questionassem a decisão e a autoridade dos três irmãos. Assim, liderados por Azmodan, Senhor do Pecado, e Belial, Senhor da Mentira, uma grande oposição insurgiu no Inferno e os três irmãos acabaram por sucumbir, sendo banidos para o mundo dos mortais.

Em Santuário, Tyrael, Arcanjo da Justiça, criou a ordem dos Horadrim, uma sociedade cujo objetivo era combater os Três Males e aprisionar suas essências nas três Pedras das Almas. Poucos anos depois, Mephisto foi capturado nas proximidades da floresta de Kehjistan (mais tarde chamada de Kurast) e lacrado em um templo na cidade de Zakarum, sendo seguido por Baal, aprisionado próximo ao deserto de Lut Gholeim, ao custo do sacrifício do líder dos Horadrim, Tal Rasha. Quase dez anos depois, Jered Caim e seu grupo de monges Horadrim captura o último dos irmãos, Diablo. Sua pedra é enterrada e um monastério e uma série de catacumbas são construídos logo acima do local.

Os Três Males Primordiais: Mephisto, Diablo e Baal, senhores do Inferno Ardente.

Os Três Males Primordiais: Mephisto, Diablo e Baal, senhores do Inferno Ardente.

O monastério se transforma no centro de concentração da nova cidade de Tristram e acaba por ser abandonado, já que os Horadrim já haviam cumprido o seu dever. A ordem então é desfeita e passa a ser apenas uma lenda.

Mais de 160 anos depois, um lorde chamado Leoric chega à cidade e conclama-se Rei. Devoto da religião da Luz, uma filosofia de Zakarum, o rei é visto como um homem de coração puro e é bem aceito pelos seus súditos. Leoric escolhe como local para a sua corte o abandonado monastério Horadrim e Diablo acaba por perceber as mudanças no local. Aos poucos o coração puro de Leoric vai sendo corrompido e ele se torna cada vez mais violento e de aparência nefasta. O povo, então, passa a chamá-lo de Rei Negro.

Diablo então decide atacar o filho do rei, o príncipe Albrecht, e envia o já corrompido arcebispo Lazarus para raptar a criança e levá-lo até onde está enterrada a sua Pedra da Alma. Revoltado com o rapto do filho, Leoric reúne um pequeno exército e, junto com Lazarus, entra na catedral. Dias se passam e o grupo não retorna. É então que chega à cidade um herói solitário…

[youtube src=https://www.youtube.com/watch?v=_b2JDvvIavA]