Lançamentos do Mês – Mai/2011

Voltando com mais uma sessão “Lançamentos do Mês”, antes que a metade do mês chegue. Maio é sempre um mês muito feliz para os gamers em geral, com novidades a mil nesse meio (embora não esteja sendo uma época muito legal para o pessoal do PS3). Muitas notícias bacanas – como o AC: Revelations, que falaremos num próximo post -, muitos anúncios inesperados e, tão importante quanto, muitos títulos divertidos chegam para a alegria geral da nação. Vários jogos interessantes chegaram ou estão chegando às prateleiras das nossas lojas preferidas, então vamos, mais uma vez, ater-nos aos que consideramos os principais games de Maio. Sem mais delongas, ei-los:

BrinkBrink: Brink é um daqueles jogos bem “mineirinhos”… chega mansinho, sem muito estardalhaço, mas cumpre o que se espera dele. Aparentemente, não será fantástico, mas não ficará abaixo das expectativas, até porque jogo em que a Bethesda mete a mão já é promessa de ser, ao menos, divertido. Embora seja mais um FPS de ficção científica (sem comentários), ele surge com atrativos a mais para tentar se destacar da multidão de títulos do gênero. Ferramentas de customização do personagem e um sistema SMART que faz você sair pulando por aí, parkour style. A estória dá uma sensação de “mais do mesmo”: a Terra foi devastada – dessa vez, o nível das águas varreu tudo – e os poucos que surgiram enfrentam-se pela sobrevivência, em um lugar que foi chamado de Ark (Arca, em português – sugestivo). Sabe como é… no final dos tempos, as coisas ficam mais chatas, então vamos sair por aí atirando em todo mundo. No entanto, os bons gráficos e o sistema SMART de movimentação já são atrativos suficientes para testarmos o game. Deve chegar às lojas a partir do dia 10/5.

Fable 3Fable III: Maio de 2011 deve ser conhecido como o mês do RPG neste ano. Além de Fable III, outro game desse estilo deve sair nos próximos dias, mas falaremos deles daqui a pouco. Antes, devemos comentar a volta triunfal – esperamos – de Fable ao PC. Embora esta sequência já tenha sido lançada há muito algum tempo para o XBOX360, só agora podemos contar com o título para desktop. Para completar, o volume anterior – Fable II – não foi lançado para nossa querida plataforma, o que nos deixou, PC gamers, ainda mais revoltados ansiosos na espera do jogo. Preparando o pessoal para evitar o excesso de ansiedade, muitos ficaram decepcionados com o mesmo. Não que não tenham se divertido – as possibilidades são infindáveis, suas decisões afetam consideravelmente a trama e o voice acting é atraente e engraçado -, mas os diversos problemas técnicos e a facilidade do jogo o tornaram desapontador. O que pode se esperar é que todo esse tempo entre o lançamento para XBOX360 tenha sido usado coerentemente para torná-lo um pouco mais legal. O público que não teve Fable II disponível merece isso. Deve chegar às lojas a partir do dia 17/5.

The Witcher 2: Assassin of KingsThe Witcher 2: Assassin of Kings: A sequência de um dos jogos de RPG mais falados dos últimos anos chega em pé de igualdade com o supracitado, rivalizando domínio territorial até no dia de lançamento: 17/05. Mas, certamente, a vantagem nas lojas deve ser a deste jogo. O primeiro título foi, não apenas para mim, mas para muitos outros, surpreendente e, embora com controles confusos no início, a diversão foi garantida. Sendo assim, Assassin of Kings aparece neste mês não mais como uma promessa, mas sim uma realidade. O foco do game de ter uma estória complexa e atraente está de volta com toda a força, com seus 16 finais possíveis e 150 minutos de cenas. Suficiente para que eu afirme: tenho de ter esse game.

Dirt 3Dirt 3: para variar um pouquinho, um jogo de esportes é sempre uma boa pedida. O destaque desse mês é o Dirt 3, a sequência do agradável jogo de rally da Codemasters, que deve ser lançado no dia 24/05. Meio deixado de lado nos últimos anos, até mesmo pela concorrência arrasadora, por exemplo, de Need For Speed, Dirt 3 aparece como a grande tentativa de levantar novamente seu astral, tirando o que deu errado e reformulando o que deu certo. Além disso, seu modo multiplayer parece estar mais rico, e até uma versão da nova moda no mundo dos games aparece como opção: zumbis. No caso, carros “infectados”.

Hunted: The Demon's ForgeHunted: The Demon’s Forge: encerrando nossa lista dos principais lançamento de Maio, mais uma fantasia estará disponível no dia 31/05. Este jogo de ação/aventura aparece correndo por fora, já que a disputa por atenção nesse mês é acirrada, mas não há porque esperar menos dele – até porque eu não posso desprezar de jeito algum um game que tem Lucy Lawless, a eterna Xena, fazendo voice acting. Mas, em minha opinião, o mais interessante nele é o elemento de cooperação, que parece estar presente durante todo o jogo. É uma adição interessante a um título desse gênero, mas, ao mesmo tempo que parece ser uma grande sacada, pode ser o início do fim. O clima de cooperação é bem mais divertido em versões multiplayer, o que pode tornar a idéia mais pobre no single player, enquanto que jogos do gênero ficam repetitivos no multiplayer. Ainda assim, Lucy Lawless realmente me encanta.

P.S.: Tantas notícias, tão pouco tempo. Então, voltarei o mais breve possível, falando da confirmação do AC: Revelations, o beta de Diablo 3, o segundo dia do Jogo Justo que está por vir, o início do fim de World of Warcraft… ufa, muita coisa para uma pessoa só. Abraços, pessoal.