Airtight Games fecha as portas

Mais um estúdio que diz adeus

Quem está por dentro do mundo dos games, costuma ver empresas fechando as portas. É sempre uma tristeza quando tal coisa acontece e, mais uma vez, ficamos assim. É hora de dizermos adeus a Airtight Games.

Embora nunca tenha sido uma empresa de grande destaque, como foi a Irrational Games (responsável pelo ótimo Bioshock Infinite e que também fechou as portas em fevereiro), ela é a desenvolvedora do razoável Dark Void e, pasmem, do Murdered: Soul Suspect, que  foi lançado há apenas 30 dias atrás. Ela já vinha dando sinais de problemas, quando demitiu 14 empregados no último mês de Abril. Na época, a alegação era de que fazia parte de uma “reestruturação necessária”.

Murdered Soul Suspect

Um mês após o lançamento de Murdered, a desenvolvedora do game fecha as portas

“Essa reestruturação é parte do fluxo normal na produção de jogos. Os projetos existentes estão no prazo e a Airtight Games continua procurando parceiros para novos e excitantes projetos”, afirmou para a IGN Jim Deal, presidente do estúdio, tentando justificar as demissões na época.

Aparentemente, as vendas do Murdered e o lançamento de Soul Fjord, também lançado nesse ano e que tem o lead designer de Portal, Kim Swift, por trás de seu desenvolvimento, como exclusivo do Ouya não deram o suporte suficiente para que a Airtight continuasse com seus projetos. O resultado foi um anúncio em que vendiam todo o equipamento, desde computadores a móveis. O twitter oficial da empresa agradece a todos, e despede-se.

Está cada vez mais fácil fazer jogos. O cenário independente está aí pra provar, com lançamentos quase diários em plataformas como Steam ou projetos de Kickstarter. Os fechamentos de produtoras como Clover Studios (Okami, Viewtiful Joe, God Hand), Pandemic (Star Wars Battlefront, Destroy All Humans, The Saboteur), Hudson Soft (Bomberman) e, mais recentemente, THQ (Darksiders), Irrational Games e Airtight mostram como sobreviver a este mundo é bem mais difícil do que muitos pensam. Manter-se no negócio requer planejamento, boas ideias e dinheiro.

THQ fecha as portas

A ótima franquia Darksiders quase viu seu fim com o fechamento da THQ

Costumamos esquecer que jogos não são apenas o que amamos, mas são também um mercado. Um mercado cruel, como essas empresas podem mostrar. Como ilustração, veja essa lista do site LazyGamer de desenvolvedoras que fecharam entre 2007 e 2012. Provavelmente, você vai reconhecer algumas delas. É possível que vá ficar triste. Eu fiquei.