PES 2013 = FIFA?

PES Neymar

Pra cima deles, Neymar!

É isso aí, pessoal. A Konami fez o favor de anunciar mais uma edição de Pro Evolution Soccer, mas ja rolou polêmica. Claro que rolou aquela história que a gente ouve todo ano, do tipo “vai ser um jogo totalmente novo”, “teremos grandes novidades” e etc. Contudo, uma coisa que o anúncio deixou na cabeça foi: será que a Konami rendeu-se e vai transformar a franquia em uma “cópia” da rival?

O anúncio diz que PES 2013 terá um maior foco em controle de bola, características individuais de cada jogador e uma melhor IA, que atuará de forma pró-ativa. Outro detalhe é que terão um maior cuidado com os goleiros, o que foi uma das maiores reclamações por parte da edição anterior do jogo. Além disso, um novo sistema de “liberdade total de movimentos”  e controle de velocidade do time (se é um time que cadencia o jogo ou é mais veloz) são outras promessas para o título. Uma maior interação com o usuário parece ter uma atenção aqui, com o surgimento do MyPES, aplicativo que conecta o game ao Facebook. Quanto aos clubes brasileiro, nada é concreto, mas é possível que finalmente pinte uma liga dos clubes brasileiros nessa versão, mas os times da Copa Santander Libertadores já estão confirmados.

Todos sabemos que a rivalidade entre PES e FIFA é mais ferrenha para os fãs, por isso mesmo que um anúncio desses pode causar tanto impacto para a Konami, especialmente negativo, além de a versão 2012 ter sido alvo de duras críticas. No entanto, tal revolução pode ajudar muito o game em suas inovações, trazendo-o de volta ao topo dos simuladores de futebol.

Comments

  1. Show de bola o título e o contexto e sinceramente nesta última versão 2012, me rendi ao Fifa, mesmo sendo adepto do PES desde tempos remotos, o Fifa conseguiu me cativar mais. Tomara que essa mudança do PES torne-o competitivo o suficiente para que eu possa considerá-lo adversário à altura do game da EA ou até chegar ao topo como era antigamente.