Um apanhado geral do Call of Duty Advanced Warfare

Hoje,  dia da revelação bombástica do novo Call of Duty, não teve festa; quase tudo já havia sido vazado: nome, arte da capa, trailer… o que sobrou foi a chamada “raspa do bolo”, com maiores detalhes da história e alguns elementos de gameplay. Mas a gente vai falar de tudo mesmo assim 😀Começando pelo básico, o nome, como você já deve ter visto pelo título do artigo, é Call of Duty: Advanced Warfare, e será lançado no dia 4 de Novembro, para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e One (obrigado, Amazon, por não saber guardar segredo). Embora não tenha uma confirmação, os donos do Wii U ainda têm esperanças de ter o título, assim como conseguiram o anterior, CoD Ghosts. A logo do console da Nintendo pode ser vista entre as outras plataformas em uma imagem que não foi usada no site oficial, mas está lá. Para conferir, o site Wii U Brasil dá um passo a passo de comprovar que a imagem tá lá (ou simplesmente confira aí embaixo).

Imagem sugere versão para Wii U

Imagem escondida no site oficial sugerindo uma versão do game para Wii U (clique para ampliar)

call-of-duty-advanced-warfare_smallA arte da capa (ao lado – clique para aumentar) segue o padrão: soldado na capa segurando uma arma. No entanto, o traje é diferente do habitual,  mais tecnológico, fato confirmado com a divulgação do trailer, que caiu nas maõs do site Destructoid ainda no dia 2 e aí você já sabe (você pode conferir o trailer no final da matéria). Aliás, tecnologia não falta nesse novo game: luvas que grudas em paredes, roupas que te fazem pular alto ou ficar invisível (bem ao estilo Crysis), hoverbikes e até um exoesqueleto monstrengo em que você entra e metralha geral (comparações inevitáveis com Titanfall aqui). Esse exoesqueleto já foi até confirmado no modo multiplayer do jogo, assim como as hoverbikes e os drones.

O game se passa em 2054 e é centrado nas PMCs, sigla em inglês para companhias militares privadas (private military corporations), que estão sendo usadas como solução aos ataques que as principais forças militares no mundo sofreram. Entre essas PMCs, está a Atlas Corporation (coincidência com o nome do modelo titã em Titanfall?), presidida por Jonathan Irons (Kevin Spacey), o bom e velho vilão pra quem você trabalha e provavelmente acaba matando no fim.

Kevin Spacey em CoD Advanced Warfare

Kevin Spacey incorpora Jonathan Irons, presidente da Atlas Corporation

Especulações à parte, a história é simples, mas não exatamente ruim. Só a tentativa de fugir do clássico “tá rolando guerra, saia atirando pra todos os lados” já me deixa contente. Além disso, gosto bastante do trabalho de Kevin Spacey, pois ele dá vida a seus personagens, e espero que ele consiga fazer isso também com o Irons. No entanto, a gente até já se acostumou em ignorar a história dos FPSs, não é verdade?

Por fim, duas boas notícias para os “boxistas”. A primeira é a vantagem de lançamento do primeiro DLC do game, que sairá primeiro para os consoles da Microsoft, provavelmente com um mês de vantagem com relação às outras plataformas. A segunda é para o pessoal do Xbox One. Depois de toda a discussão pelo fato da resolução de 720p de CoD Ghosts no console, enquanto rodava a 1080p nativo no PS4, há rumores de que o Advanced Warfare ultrapassa os 720p (mas continua não alcançando os 1080p). Uma análise de vídeo feita pelo site Eurogamer sugere que o trailer, capturado de um XONE, estaria rodando o título a uma qualidade superior aos 720p, mais ou menos a uns 1568×882, com impressão de 900p. Confira o trailer aí abaixo e tire suas próprias conclusões.

[youtube src=”https://www.youtube.com/watch?v=0C2cG30FBas”]